A semana acaba e você se sente frustrado porque não conseguiu realizar todas as tarefas?
Uma boa organização irá melhorar seu desempenho. Para isso, você pode utilizar o planejamento semanal a seu favor e finalmente atingir as metas.
Por isso, produzir um planejamento semanal bem organizado é o ponto de partida para uma semana produtiva e de grandes resultados, o que muitas vezes acaba não acontecendo devido à ansiedade, distração, entre outros fatores. Hoje, você irá aprender de forma fácil a desenvolver um planejamento de acordo com seus afazeres.
Devido à grande quantidade de compromissos que temos ao longo do dia, acabamos muitas vezes deixando algumas coisas para trás, seja por falta de tempo ou esquecimento.
Isso acontece porque existem tantas informações a serem processadas que a mente acaba ficando sobrecarregada, dificultando a execução de todas as atividades. Além disso, a desorganização, a ansiedade, a falta de concentração e o ato de procrastinar acabam contribuindo para a queda na produtividade.
Para vencer os desafios, é necessário listar as ideias e produzir um planner semanal eficiente.
Após se planejar bem, você ganhará uma série de benefícios:
Para você se programar melhor, separamos alguns passos simples de como fazer um planejamento semanal. Confira.
Escreva todos os seus compromissos no papel de modo que possa visualizar, descarregar as ideias e organizar cada uma posteriormente.
Independentemente de uma ordem de importância, apenas escreva tudo que almeja fazer ao longo da semana. O importante nessa etapa é apenas listar e visualizar os trabalhos. Também é possível utilizar ferramentas digitais, mas, se você é ansioso, com certeza se sentirá melhor liberando as energias em planner — tipo de organizador pessoal — ou agendas físicas.
Agora que já listou seus afazeres, é hora de classificá-los pelo seu nível de importância. Relacione cada item de 0 a 10 para indicar os mais e menos urgentes.
Pode parecer um pouco metódico, mas é de extrema importância que se estime quanto tempo levará para fazer cada item de sua lista. Assim, você saberá como organizar seu dia colocando um número adequado de atividades por período.
Agora que já sabe o que precisa fazer com urgência e quanto tempo em média cada tarefa irá durar, é hora de distribuir os trabalhos ao longo da semana. Lembre-se de ser realista quanto ao número de
obrigações que efetivamente conseguirá produzir ao longo de cada fase.
Dê preferência por dividir igualmente e não sobrecarregar os dias de início e fim (segunda e sexta), pois você pode não conseguir terminar tudo e ainda ficar desanimado para seguir com o restante da semana.
Imprevistos acontecem, mas nem por isso você deve desistir da organização. Se por acaso não conseguir realizar alguma tarefa, redistribua-a de modo que não cause sobrecarga ao longo do cronograma.
Em meio a tantos compromissos, não esqueça também de planejar intervalos ou momentos de lazer durante a rotina. Eles são extremamente importantes para que possa recuperar as energias e aumentar sua produtividade para a maratona de ações a serem executadas.
É realmente cansativo trabalhar em alguns projetos, principalmente se levam muito tempo para serem concluídos. Por isso, se o seu objetivo for grande, divida-o em pequenas fases e, a cada um que for alcançado, defina uma recompensa.
Quando você define premiação, valoriza os ganhos e os coloca em posição de destaque, focando nos benefícios e não nas dificuldades do processo. Além disso, suas crenças serão renovadas e sua capacidade de merecimento serão expandidas.
A cada semana, monitore os rendimentos analisando quais tarefas foram feitas e quais ficaram para trás. Verifique que condições atrapalharam ou ajudaram na concretização de cada meta. A partir daí, você saberá como organizar melhor o tempo.
Escrito por SBCoaching, 13 de fevereiro de 2020.